Aço mais leve que isopor

O novo material tem a espessura de uma folha de papel e usa fios de aço mais finos que cabelo

Cem vezes mais leve que isopor e tão forte quanto o aço normal. Assim é um novo material criado por cientistas americanos, que poderá revolucionar a construção de automóveis no futuro.

Ainda sem ter um nome, o material que tem a espessura de uma folha de papel é feito de várias camadas de uma malha de tubos de aço mil vezes mais finos que um fio de cabelo.

O novo material foi desenvolvido nos laboratórios do Instituto de Tecnologia da Califórnia, juntamente com outras entidades.

Como uma mola

Além de pesar muito pouco, a malha de aço tem outra propriedade interessante: ela volta ao normal depois de ter sido comprimida até a metade de sua espessura.

Os engenheiros acreditam que o novo material poderá servir para ajudar a diminuir o peso dos carros, o que ajuda a gastar menos gasolina. Além disso, por ser muito resistente, pode ser importante para aumentar a segurança dos automóveis.

No início, o material poderá custar muito caro. Por isso, deve aparecer primeiro em carros de corrida, como na Fórmula 1. E, como é verdadeiramente leve, pode ser usado até mesmo em aviões e foguetes espaciais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *